O lixo seco é aquele que não tem nenhuma umidade, como, por exemplo, papéis, plásticos, metais e vidros. Já o lixo úmido é todo aquele que tem umidade, como restos de comida, cascas de frutas, verduras e legumes.

É importante separar o lixo seco do úmido para que o processo de reciclagem seja mais eficiente. Quando o lixo úmido é misturado com o seco, ele pode contaminar o material reciclável, dificultando o processo de separação e podendo até mesmo inviabilizar a reciclagem.

Primeiramente, é importante ter em casa uma lixeira para o lixo seco e outra para o lixo úmido. Os resíduos orgânicos, que são aqueles que podem ser compostados, devem ser colocados em sacos próprios para compostagem.

Além disso, é importante separar materiais como pilhas, baterias, lâmpadas e medicamentos, que não podem ser descartados no lixo comum, mas sim em pontos de coleta específicos.

A coleta seletiva é uma ação muito importante para preservar o meio ambiente e evitar a acumulação de lixo em aterros sanitários. Vamos fazer a nossa parte e separar o lixo seco do úmido para ajudar na reciclagem e na preservação do planeta!

#coletaseletiva#meioambiente#reciclagem#sustentabilidade